Fotografia e Cidadania
Fotógrafos em Ouro Preto | A Cidade da Serra
Além da fotografia de casamento e família estamos sempre engajados em projetos sociais que possam contribuir de alguma forma com a melhoria da qualidade de vida de nossa cidade. Desde 2012 realizamos, com alguns amigos, o Fotógrafos em Ouro Preto, festival de fotografia que já trouxe para cá alguns dos mais importantes nomes da fotografia nacional. Nessas ações o nosso lema é “Fotografia e Cidadania”. Buscamos estimular o uso da imagem para percebermos melhor a dinâmica das cidades e do meio ambiente para assim criarmos meios de percepção das transformações sócio-espaciais, valorização do patrimônio e como meio de denúncia.
Nas primeiras cinco edições realizamos um festival com tudo que se tem direito: oficinas, mesas redondas, leituras de portfolio, shows, exposições nas galerias e nas ruas da cidade de Ouro Preto. Trouxemos para cá nomes importantes das artes e da fotografia nacional como Frans Krajcberg, Miguel Rio Branco, Maureen Bisiliat, Orlando Azevedo, Pedro David, Nilo Biazzetto, NITRO e tantos outros que nos ajudaram a construir esse encontro. No ano de 2016, em uma ação de solidariedade e apoio a nossa cidade irmã, Mariana, realizamos o encontro na primeira capital de Minas. O rompimento da barragem de fundão, que resultou no maior desastre tecnológico da história do Brasil, nos levou ainda a participar de outros tantos projetos envolvendo o assunto, que contaremos em um próximo post.
Para o ano de 2018 preparamos uma edição especial; que chamamos de “A CIDADE DA SERRA”. A ideia do encontro foi enaltecer a importância histórico-cultural da Serra do Veloso, em Ouro Preto. Este lugar, que é também a nossa origem, guarda vária tesouros no que diz respeito ao patrimônio arqueológicos, natural e também humano. Em conjunto com parceiros super especiais realizamos entre 17 e 22 de Julho, uma série de ações com Oficinas, mesas de debate, visita guiada a exposição “Onde o povo Mina Jeje” do coletivo Olho de Vidro e uma caminhada ecológica pela Serra do Veloso. A realização dessas ações só foi possível graças a entrega e confiança dos amigos da Associação Comunitária do Bairro São Cristóvão, Mina Du Veloso, Coletivo DuVeloso, Ouro Preto ArqueoTrekking, Instituto Portfolio, NITRO Imagens, Atiaia Light Design. Além desses parceiros não podemos deixar de agradecer nosso amigo, o tipoeta Guilherme Mansur, que além de consultor para todos as áreas foi quem desenvolveu nosso cartaz e logomarca.
Para as oficinas foram selecionados 15 moradores da Serra que participaram de aulas práticas e teóricas com os fotógrafos Nilo Biazzetto, do Instituto Portfólio de Curitiba e Leo Drumond, da NITRO. Ao longo de 04 dias os participantes puderam discutir fotografia, caminhar pelo bairro e redescobrir paisagens e pessoas que fazem desse lugar um dos mais incríveis de Minas Gerais. O resultado dessa experiência única poderá ser visto na exposição “ A CIDADE DA SERRA” que será aberta no próximo domingo ( 11/08/2018) no Museu Casa dos Contos, em Ouro Preto. Aguardamos todos lá!
EXPOSIÇÃO A CIDADE DA SERRA – SERRA DO VELOSO
LOCAL: MUSEU CASA DOS CONTOS
ABERTURA: 12/08/2018