Casamento

Onde fazer seu Casamento em Ouro Preto | Igrejas de Ouro Preto

Provavelmente você já veio a Ouro Preto mas será que já pensou em fazer seu Casamento em Ouro Preto? Ao casar em Ouro Preto seu evento promete exclusividade na memória afetiva de todos os seus amigos e familiares. Frequentador assíduo da cidade desde o final dos anos 1930, o poetinha, Vinícius de Moraes, nos dá uma visão bem lírica de Vila Rica, que compartilharemos em trechos ao longo desse texto:

   “Bom te passear Ouro Preto. Bom te usufruir (…) recolhendo a secreta poesia que se desprende do teu desenho ao sol e do teu noturno recolhimento.”

Como fotógrafos e moradores somos desafiados continuamente para registrar em imagens as sensações provocadas pelo traçado urbanístico setecentista, as montanhas recortando a paisagem, o som dos sinos e das serestas, o contraste de luz e sombra cortando becos e vielas que fazem daqui um dos mais acolhedores destinos de Minas Gerais. Ouro Preto transborda romantismo!

Quem escolhe casar em Ouro Preto pode optar por fazer seus votos nos ambientes mais distintos: no topo de uma montanha com vista para os mares de morros de Minas e a Serra do Espinhaço, em um dos requintados hotéis e pousadas da cidade e, é claro, no interior de uma das igrejas mundialmente famosas espalhadas pelas ladeiras desse patrimônio cultural da humanidade.

“…Bom fazer a peregrinação de tuas igrejas: a Matriz de Antônio Dias, as Mercês de Baixo e de Cima, a da Senhora dos Pretos, a de São José, a de São Francisco de Paula – cheias de coisas belas: púlpitos, altares, paramentos, imagens, balaustradas, azulejos, claustros, cômodos e armários de jacarandá…” 

 

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Além de estar muito bem localizada, em um largo mundialmente fotografado, se destaca entre as demais pelo seu aspecto externo diferenciado e pelo formato elíptico de sua planta. É uma das duas igrejas ouro-pretanas construídas por irmandades negras e que preservam até hoje as tradições do sincretismo religioso. A Igreja do Rosário fica ao lado do Solar do Rosário que é uma ótima opção para hospedagem dos convidados, para a realização dos making offs dos noivos e também para a recepção.

Confira o casamento da Paolla e do Daniel aqui

 

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO

Situada ao lado da Praça Tiradentes e do Museu da Inconfidência, domina com a sua imponência a paisagem do centro histórico da cidade. Cercada por jardins, o seu frontispicio esculpido pelo Aleijadinho é a porta de entrada para um belo interior decorado com azulejos portugueses. Ao lado de Igreja do Carmo está o a Casa da Ópera, o Teatro mais antigo da América Latina. Do gramado de frente para a Igreja é o ponto ideal para ver o pôr do sol nas montanhas em uma tarde de Inverno. Uma ótima opção para o making off dos noivos é o Hotel do Teatro que fica bem em frente a igreja.

Confira o casamento da Gi e do Gleiser aqui

 

BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DO PILAR

É o melhor exemplar da suntuosidade da utilização do ouro na arquitetura religiosa. No seu interior, a nave ovalada apresenta altares laterais ricamente ornamentados e uma capela-mor com um dos altares mais requintados da arte colonial brasileira. É uma das igrejas mais disputadas para casamentos em Ouro Preto. Destaque para Museu de Arte Sacra que fica no subsolo da Igreja e para a bela pracinha com Chafariz setecentista que fica ao lado da Igreja e pode ser uma ótima opção para um ensaio após a cerimônia do seu casamento.

 

“Bom ver tuas capelas, tuas fontes, teus sobradões senhoriais de cujas sacadas pendem, nas festas religiosas, belos chalés a compor a figura goyesca de severas matronas. Bom sentir a presença de teus vultos, a ilustrar com seus nomes a imagem de ruas, casas, pontes, logradouros, fontes: Tiradentes, Marília, o Aleijadinho…”

 

Se no século XVIII Ouro Preto foi o principal núcleo urbano do interior do Brasil, em 1980, veio o reconhecimento internacional: a cidade foi declarada pela Unesco o primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade no Brasil, título que facilita a captação de recursos de organismos internacionais, atrai investimentos privados e públicos e fomenta o turismo, um dos principais setores da economia na cidade.

Se você prefere se casar em um local ao ar livre ou em um dos charmosos hotéis da cidade, opções não faltarão: os restaurantes “O Passo” e “Bené da Flauta”, os hotéis “Vila Relicário”, “Solar do Rosário” e o “Grande Hotel de Ouro Preto”, os salões do Centro de Convenções de Ouro Preto e o “Buffet Sabor e Arte” são opções de primeira que oferecem os mais variados serviços para o seu casamento. Falaremos deles nos próximos posts!

A vocação turística da cidade e o surgimento de restaurantes, pousadas, hotéis e salões de festa favorecem não só o dia do seu casamento como também são um atrativo à parte para seus convidados curtirem um final de semana fora do comum, passeando pelas ruas, namorando nas pontes, mirando um pôr do sol do adro de uma Igreja.

 

Para agendar seu casamento em Ouro Preto você deve entrar em contato com uma das duas Paróquias responsáveis pelas Igrejas locais: a Paróquia do Pilar e a de Nossa Senhora da Conceição.

O contato na Paróquia do Pilar é feito no Escritório Paroquial: (31) 3551-4735 e algumas das igrejas contempladas são: Igreja Nossa Senhora do Carmo, Basílica do Pilar, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Igreja de São José, Capela de São Sebastião, Capela de Nosso Senhor do Bonfim.

Já para quem quer casar nas Igrejas vinculadas a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição como a Igreja Matriz de Santa Efigênia ou a Capela Nossa Senhora das Dores, o telefone de contato é (31) 3551-3282.

Lembrando que além da antecedência na reserva da data vale conferir direitinho as regras para a cerimônia do casamento em cada uma das Igrejas.

Já escolheu com será o lugar do seu casamento? Não perca tempo e vem logo casar em Ouro Preto!

Luiza e Lucas

 

Comentários
Adicione o seu comentário

CLOSE MENU